terça-feira, 28 de agosto de 2012
Plano de aula
PLANO DE AULA SEMANAL – ROTINA
PROFESSOR(A): ANO:
2012 TURMA: C e F TURNO:
1º e 2º PERÍODO:16 e 17
/07/20112
DISCIPLINA: Artes
DATA
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
METODOLOGIA
|
RECURSO
|
AVALIAÇÃO
|
16 e 17
07
2012
|
-Brincadeiras de Antigamente
|
- Resgatar as brincadeiras de antigamente;
- Conhecer as brincadeiras de antigamente
-valorizar o trabalho em equipe;
- Despertar o interesse das crianças para as brincadeiras
de antigamente;
- Valorizar os brinquedos confeccionados por eles;
- Conscientizar a importância do cuidar;
- Aprender a respeitar a vez do colega.
- Conhecer e valorizar a importância da reciclagem
|
- Conversa informal despertando na turma o interesse por
conhecer as brincadeiras realizadas pelas pessoas antigamente
- Pesquisar em casa quais as brincadeiras realizadas pelos
seus pais.
- Listar no quadro as brincadeiras citadas por seus pais;
-Após o resultado da pesquisa, conversar com os alunos a
importância da confecção de brinquedos com produtos recicláveis.
- Listagem dos brinquedos que seria confeccionado pela
turma;
- Dividir a turma em grupos, sendo que cada grupo seria
responsável pela confecção de um brinquedo da lista;
- Arrecadação dos materiais a serem utilizados na
confecção
-Distribuição de gravuras dos brinquedos a serem
confeccionados
- Confecção dos brinquedos por grupos
- brincar com os brinquedos
|
- Tampas de garrafas pet!s
- Pincel
- Papel Cartão
- Garrafas Pet!s
- Fita Durex transparente
- Pedra
- Latas de leite
- Barbante
- Corda Náilon
- Prego
- Pernamanca
|
- Resgata as brincadeiras de antigamente, respeitando a
sua vez ao brincar.Cuidando e valorizando de cada brinquedo confeccionado
pela turma.
|
Projeto
ESCOLA
ESTADUAL BELO JARDIM
PROJETO
VERDE 2012
OBJETIVO
GERAL:
Sensibilizar a comunidade
escolar quanto a preservação do meio ambiente, partindo do contexto escolar
para uma vida diária doméstica mais consciente. levando em conta o
reaproveitamento de vários objetos descartados através da reciclagem.
JUSTIFICATIVA:
Somente a espécie humana tem
a capacidade de transformar o ambiente para obter alimento e matéria-prima. No
entanto, ao usar excessivamente os recursos naturais da terra, polui o
ambiente e deixa cada vez menos recursos
para as próximas gerações, colocando em risco a sobrevivência da espécie.
Diante do exposto, buscamos conscientizar nossos alunos para ações que levem a
preservação do meio ambiente, visando melhor qualidade de vida para todos, hoje e no futuro.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver atitudes de preservação do meio
ambiente;
·
Reconhecer a importância da interação com o
meio ambiente;
·
Conscientização dos aspectos ecológicos:
água, ar e solo;
·
Conscientização dos danos à ecologia;
·
Perceber a importância da participação
individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente;
·
Incentivar a participação dos alunos no
processo de arborização e jardinagem da escola;
·
Identificar a verdadeira importância das
plantas, como produtoras de alimentos;
·
Explicar a importância das plantas como
protetoras do solo e conservadoras das águas, dos rios e das nascentes;
·
Reconhecer as diferentes formas de utilização
das plantas, sejam elas: frutíferas, medicinais, leguminosas ou de
ornamentação;
·
Criação de uma horta;
·
Incentivar a procura e a doação de plantas
medicinais, mudas de árvores frutíferas, legumes e verduras para a horta
escolar;
·
Desenvolver conhecimento acerca de produção
de mudas;
·
Incentivar plantio de mudas nas residências;
·
Conhecer a importância da reciclagem para a preservação
do meio ambiente e uma vida mais saudável.
·
Compreender que a ação incorreta do homem
interfere no equilíbrio ecológico.
PERÍODO: de Junho a Agosto de 2012
DURAÇÃO: 3
MESES
DESENVOLVIMENTO:
Leitura
de textos;
Exercícios
diversos relacionados ao tema;
Pesquisas;
Produção
de textos;
Confecção
de murais;
Músicas;
Vídeos;
Palestras;
Visitas
a entidades e órgãos afins.
As práticas pedagógicas nos indicam como devemos fazer para ter uma aprendizagem significativa, e diante da necessidade de dialogar e compreender a realidade dos alunos.
Hoje
mais forte do que antes sinto a grande necessidade de uma prática
dialógica, pois sei que meus alunos têm muito a contribuir pra sua
formação e para o meu trabalho como educadora. Nenhum aluno é uma página
em branco, todos trazem consigo experiências de vida, de mundo que
precisam ser valorizadas na escola. A tecnologia está, como todos
sabemos, em crescente desenvolvimento tornando a vida dos nossos alunos
mais globalizada, rica em novas informações. O momento é de utilizar
essa ferramenta de maneira positiva para o trabalho pedagógico,
lembrando que como diz o texto "mão dadas" de Carlos Drummond de Andrade
"O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a
vida presente." Esse é o nosso momento e o momento dos nossos alunos.
Assinar:
Postagens (Atom)